Governo do Estado de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Gestão
Escola de Governo

Terça-feira, 26 de outubro de 2021.

Novo sistema de aquisições públicas do Estado começa a funcionar a partir de novembro

O Governo do Estado de Mato Grosso está implementando a nova versão do Sistema de Aquisições Governamentais (Siag), que entrará em funcionamento a partir do dia 03 de novembro de 2021.

A nova versão do sistema de compras públicas do Estado trará mais transparência, celeridade e economicidade nas contratações públicas. Todo processo licitatório será realizado dentro da nova plataforma, que trará nova funcionalidades como a elaboração do estudo técnico preliminar e termo de referência de forma automatizada.

Ela trará também a previsão das rodadas de lance aberto e fechado nos processos licitatórios, conforme previsto na nova lei de licitação.  Uma outra inovação será a formalização e gestão dos contratos automatizados com a emissão de relatórios gerenciais em tempo real.

Esta nova versão será composta de cinco módulos, sendo eles: Sistema de Solicitação de Compras, Compras Públicas, Pregão Eletrônico, Ferramenta BI - Painel de Relatórios e Gestão de Contratos.

De acordo com o titular da Seplag, Basílio Bezerra, a nova versão tornará o sistema mais eficiente, pois além das novas funcionalidades, será codificado em linguagem de última geração e melhorará a capacidade de resposta com utilização de modernos recursos tecnológicos.

“O Estado passará a ter uma melhor governança das compras públicas e a produtividade dos servidores será otimizada e capaz de melhorar o suporte técnico, operacional e de manutenção”.

A atualização do SIAG faz parte do eixo Eficiência Pública do programa Mais MT, que prevê investimentos para implantação de canais online, digitalização de arquivos, novos equipamentos, processos digitais, treinamento de servidores, usinas de energia solar, modernização dos prédios públicos e construção de novas unidades para “zerar” despesas com aluguel.

Transição

Para que a transição do atual para o novo sistema seja feita a contento, a Seplag capacitou todos os servidores do Estado que trabalham com aquisições governamentais antes da implantação desta nova versão para que todos estejam aptos ao uso da ferramenta quando ela for disponibilizada. Devido a essa mudança o atual sistema ficará indisponível entre quarta-feira (27.10) e terça-feira (02.11).


Fonte: D`Laila Borges | Seplag